
Ao traçar o perfil das crianças brasileiras em relação a informação e ao uso de mídias, constatamos que estas estão envoltas em um mundo tecnológico, onde o acesso as informações se dá de forma instantânea através de todo um aparato tecnológico disponível no mercado como: celulares, I-pods, players, vídeo-games, netbooks, etc...Estas crianças, hoje chamadas de “nativos digitais”, pois já têm uma percepção de mundo através do uso destas tecnologias, diferentemente de nós “imigrantes digitais”, pois, estas tecnologias foram sendo inseridas no nosso cotidiano, e por várias razões, tivemos que nos adaptar a elas.

As crianças deste mundo “tecnologicamente moderno”, necessitam de uma escola que esteja física e pedagogicamente atualizada com metodologias contextualizadas e embutidas em um ambiente tecnológico, para que seu aluno possa conceber e exprimir seu conhecimento.. Hoje existe um “choque de realidade” quando as crianças chegam a escola, e esta os oferece simplesmente como ferramentas pedagógicas, o “velho” quadro-negro, giz
e um professor desatualizado e resistente às mudanças, utilizando uma metodologia ultrapassada, pois a escola não evoluiu, e pratica a mesma metodologia a séculos, causando assim um desinteresse por parte dos alunos, evidentemente sendo um dos principais motivos pela baixa qualidade da formação escolar. Assim sendo, se faz necessário que a escola inclua em seu contexto, essas novas tecnologias em sua pratica metodológica para que volte a despertar o interesse nestes alunos, pois já foi comprovado o fascínio que essas tecnologias exercem sobre eles.
e um professor desatualizado e resistente às mudanças, utilizando uma metodologia ultrapassada, pois a escola não evoluiu, e pratica a mesma metodologia a séculos, causando assim um desinteresse por parte dos alunos, evidentemente sendo um dos principais motivos pela baixa qualidade da formação escolar. Assim sendo, se faz necessário que a escola inclua em seu contexto, essas novas tecnologias em sua pratica metodológica para que volte a despertar o interesse nestes alunos, pois já foi comprovado o fascínio que essas tecnologias exercem sobre eles.Por Adilson S. Rego - 2009 (Pedagogo - Graduando em Matemática pela UNEB)

Nenhum comentário:
Postar um comentário