
“INTERNET NA ESCOLA: A COMUNIDADE COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR”.
Cristina de Sousa Reis Silva
Os mundos reais e virtuais não estão afastados um do outro.
Só um clique de mouse os separa.
As regras que os regem são as que os homens se impõem.
As vantagens são amplificadas na estrutura.
Os inconvenientes são minimizados para os agentes honestos.
As oportunidades são a medida da imaginação dos homens.
As ameaças também, sobretudo a de não entrar lá.
As emoções são as mesmas.
Autor desconhecido
INTRODUÇÃO
Discussões sobre informática e educação são cada vez mais freqüentes desde que os computadores começaram a ganhar espaço nos vários setores de cunho social: hospitais, prefeituras, supermercados, oficinas e , por que não, em escolas.
Com as rápidas transformações nos meios e nos modos de produção resultante da revolução tecnológica e cientifica, está-se entrando numa nova era da humanidade. A natureza do trabalho e a relação econômica entre as pessoas e as nações sofreram enormes conseqüências, mudando a natureza do que hoje pode se entender por profissão. Nesse quadro, a educação não apenas tem que se adaptar as novas necessidades como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.
Nesse sentido, para introduzir a informática na educação é necessária toda uma nova mentalidade pedagógica. É preciso saber o que fazer com computador. Ele deve servir como um recurso a ser utilizado para dar aula. O profissional do ensino deve estar consciente das alternativas que existem.
Portanto, o uso do computador exige mais do que nunca um professor preparado dinâmico investigativo, pois as perguntas e situações que surgem na classe fogem do controle preestabelecido pelo currículo escolar.
A internet é uma rede mundial de comunicação de processamento de dados e informações, cujo suporte material são redes de conexões digitais entre diversos computadores espalhados pelo mundo inteiro. Ela está se tornando um meio de comunicação de massa e está diretamente associada ao conjunto de transformações npo modo de pensar e conviver da humanidade conforme Pretto (p 77, 1996), a internet é:
Uma grande rede de comunicação entre os computadores espalhados por todo mundo, que na verdade, é uma metarrede, uma vez que a sua função é a de interligar todas as outras redes existentes no mundo, de tal forma que seja possível um computador falar com outros [ ...] permitindo uma interconexão entre os diversos computadores espalhados pelo mundo.
Como afirma Pretto, muitos estão maravilhados com a rapidez a variedade de informações que em segundos entram na linha do computador vê-se que a internet entrou na vida dos brasileiros mais rápido do que qualquer outro meio de comunicação.
A nova era tem duas características básicas: a alta velocidade do fluxo de informações e a redução virtual das distâncias. Para acessá-la nem é preciso ser proprietário ou usuário regular de um computador. Basta dirigir a locais onde existam máquinas de acesso público ou particular ligados a rede.
A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa. No entanto, essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura
De cordialidade com os alunos.
Assim, mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino aprendizagem é a capacidade de comunicação autentica do educador, de estabelecer relações de confiança com os alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua. Comenta Oliveira ( p.60, 1997):
Nessa perspectiva, devemos buscar que os planejamentos educacionais visualizem a escola como um local de construção do conhecimento e de socialização do saber [...] como um ambiente de discussão, de troca de experiência e de elaboração de uma nova sociedade.
Dessa forma, a internet pode ampliar o mundo dos educadores e educandos , por meio de conexões entre grupos e na extensa fonte de pesquisas que chegam de todo planeta. Sair virtualmente da sala de aula navegando por outras distancias e lugares, já é, em si, uma situação desafiadora que poderá exigir do aluno mais reflexão, mais discussão entre os membros de uma determinada comunidade.
As comunidades são fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade. É esse um dos possíveis motivos do sucesso que é o Orkut hoje. Facilitar o uso é uma idéia que funciona no quesito atrair usuários.
Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O Orkut ainda não permite que seus usuários publiquem imagens em suas postagens, muito menos que tenham autonomia na alteração do código HTML. Muitos insistem para que o serviço continue assim temendo que os erros tornem-se mais freqüentes.
Os recursos oferecidos por uma comunidade podem ser dividos em três categorias:
Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outro
Enquetes: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não.
Eventos: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.
Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros. De forma parecida, os mediadores podem fazer de tudo isso mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.
O ambiente comunidade do orkut pode ser usada, como já está sendo, para fazer pesquisa e torná-las pública, dentro de diversas áreas do conhecimento. Lembrando que elas estão restritas aos seus usuários.
Com essa perspectiva que o projeto “Internet na escola: A comunidade como um processo de interação no ambiente escolar vem com a finalidade de “criar a ambiência para que o conhecimento se construa. E contribuindo para a formação do cidadão e o exercício da participação. Por que a cidadania é tão precária na nossa sociedade. As pessoas são fechadas nos seus consumos, porque não aprenderam, na escola, a participar. E na internet se aprende. Estamos num momento bastante favorável à revitalização da escola.
Nesse processo de renovação, em que o ambiente do silêncio é substituído pelo diálogo, disciplina e compromisso. “Faltam valores na educação, mais importantes do que o conteúdo. Pois, a escola está aberta ao acesso da informação, aonde ela estiver. Mas são necessários valores, regras, compromissos. Como em qualquer comunidade”. Essa formação de valores, envolve, inclusive, “a análise crítica do que os jovens vivenciam na internet.
PROBLEMA
Por que criar uma comunidade da escola Costa Borges no Orkut?
OBJETIVO GERAL
Criar uma comunidade da escola Costa Borges no Orkut.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história da escola Costa Borges.
Criar um orkut.
Possibilitar a interatividade entre os alunos da escola.
Participar de fóruns e enquetes na comunidade.
Proporcionar o diálogo entre os membros da comunidade.
Postar textos diversos.
CONTEÚDOS
· História da escola Costa Borges.
· Criação de Orkut.
· Fóruns e enquetes.
· Diálogos
· Interatividade
· Textos diversos
METODOLOGIA
Carga horária.10h
Os mundos reais e virtuais não estão afastados um do outro.
Só um clique de mouse os separa.
As regras que os regem são as que os homens se impõem.
As vantagens são amplificadas na estrutura.
Os inconvenientes são minimizados para os agentes honestos.
As oportunidades são a medida da imaginação dos homens.
As ameaças também, sobretudo a de não entrar lá.
As emoções são as mesmas.
Autor desconhecido
INTRODUÇÃO
Discussões sobre informática e educação são cada vez mais freqüentes desde que os computadores começaram a ganhar espaço nos vários setores de cunho social: hospitais, prefeituras, supermercados, oficinas e , por que não, em escolas.
Com as rápidas transformações nos meios e nos modos de produção resultante da revolução tecnológica e cientifica, está-se entrando numa nova era da humanidade. A natureza do trabalho e a relação econômica entre as pessoas e as nações sofreram enormes conseqüências, mudando a natureza do que hoje pode se entender por profissão. Nesse quadro, a educação não apenas tem que se adaptar as novas necessidades como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.
Nesse sentido, para introduzir a informática na educação é necessária toda uma nova mentalidade pedagógica. É preciso saber o que fazer com computador. Ele deve servir como um recurso a ser utilizado para dar aula. O profissional do ensino deve estar consciente das alternativas que existem.
Portanto, o uso do computador exige mais do que nunca um professor preparado dinâmico investigativo, pois as perguntas e situações que surgem na classe fogem do controle preestabelecido pelo currículo escolar.
A internet é uma rede mundial de comunicação de processamento de dados e informações, cujo suporte material são redes de conexões digitais entre diversos computadores espalhados pelo mundo inteiro. Ela está se tornando um meio de comunicação de massa e está diretamente associada ao conjunto de transformações npo modo de pensar e conviver da humanidade conforme Pretto (p 77, 1996), a internet é:
Uma grande rede de comunicação entre os computadores espalhados por todo mundo, que na verdade, é uma metarrede, uma vez que a sua função é a de interligar todas as outras redes existentes no mundo, de tal forma que seja possível um computador falar com outros [ ...] permitindo uma interconexão entre os diversos computadores espalhados pelo mundo.
Como afirma Pretto, muitos estão maravilhados com a rapidez a variedade de informações que em segundos entram na linha do computador vê-se que a internet entrou na vida dos brasileiros mais rápido do que qualquer outro meio de comunicação.
A nova era tem duas características básicas: a alta velocidade do fluxo de informações e a redução virtual das distâncias. Para acessá-la nem é preciso ser proprietário ou usuário regular de um computador. Basta dirigir a locais onde existam máquinas de acesso público ou particular ligados a rede.
A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa. No entanto, essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura
De cordialidade com os alunos.
Assim, mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino aprendizagem é a capacidade de comunicação autentica do educador, de estabelecer relações de confiança com os alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua. Comenta Oliveira ( p.60, 1997):
Nessa perspectiva, devemos buscar que os planejamentos educacionais visualizem a escola como um local de construção do conhecimento e de socialização do saber [...] como um ambiente de discussão, de troca de experiência e de elaboração de uma nova sociedade.
Dessa forma, a internet pode ampliar o mundo dos educadores e educandos , por meio de conexões entre grupos e na extensa fonte de pesquisas que chegam de todo planeta. Sair virtualmente da sala de aula navegando por outras distancias e lugares, já é, em si, uma situação desafiadora que poderá exigir do aluno mais reflexão, mais discussão entre os membros de uma determinada comunidade.
As comunidades são fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade. É esse um dos possíveis motivos do sucesso que é o Orkut hoje. Facilitar o uso é uma idéia que funciona no quesito atrair usuários.
Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O Orkut ainda não permite que seus usuários publiquem imagens em suas postagens, muito menos que tenham autonomia na alteração do código HTML. Muitos insistem para que o serviço continue assim temendo que os erros tornem-se mais freqüentes.
Os recursos oferecidos por uma comunidade podem ser dividos em três categorias:
Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outro
Enquetes: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não.
Eventos: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.
Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros. De forma parecida, os mediadores podem fazer de tudo isso mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.
O ambiente comunidade do orkut pode ser usada, como já está sendo, para fazer pesquisa e torná-las pública, dentro de diversas áreas do conhecimento. Lembrando que elas estão restritas aos seus usuários.
Com essa perspectiva que o projeto “Internet na escola: A comunidade como um processo de interação no ambiente escolar vem com a finalidade de “criar a ambiência para que o conhecimento se construa. E contribuindo para a formação do cidadão e o exercício da participação. Por que a cidadania é tão precária na nossa sociedade. As pessoas são fechadas nos seus consumos, porque não aprenderam, na escola, a participar. E na internet se aprende. Estamos num momento bastante favorável à revitalização da escola.
Nesse processo de renovação, em que o ambiente do silêncio é substituído pelo diálogo, disciplina e compromisso. “Faltam valores na educação, mais importantes do que o conteúdo. Pois, a escola está aberta ao acesso da informação, aonde ela estiver. Mas são necessários valores, regras, compromissos. Como em qualquer comunidade”. Essa formação de valores, envolve, inclusive, “a análise crítica do que os jovens vivenciam na internet.
PROBLEMA
Por que criar uma comunidade da escola Costa Borges no Orkut?
OBJETIVO GERAL
Criar uma comunidade da escola Costa Borges no Orkut.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história da escola Costa Borges.
Criar um orkut.
Possibilitar a interatividade entre os alunos da escola.
Participar de fóruns e enquetes na comunidade.
Proporcionar o diálogo entre os membros da comunidade.
Postar textos diversos.
CONTEÚDOS
· História da escola Costa Borges.
· Criação de Orkut.
· Fóruns e enquetes.
· Diálogos
· Interatividade
· Textos diversos
METODOLOGIA
Carga horária.10h
Recursos:
Realização de pesquisa da história da escola na Internet, depoimentos e livro de ata.
Livro de ata
Depoimentos
Internet
Metodologia
Realização de pesquisa da história da escola na Internet, depoimentos e livro de ata.
Livro de ata
Depoimentos
Internet
Metodologia
- Criação do orkutInternet
- Participação na comunidade ( adicionar)
- Participação no fórum e enquête
- Postagem de textos diversos
- Criação do fotoblog
- Postagen de fotos
- Bate papo online com o tema: Internet não é somente namoro e amizade.
AVALIAÇÃO
Instrumentos /Critérios
Pesquisa da história da escola na Internet, depoimentos e livro de ata.
Atualização
Domínio do conteúdo,
Sistematização das idéias principais
Criação do orkut
Nível de participação;
fórum e enquête
Postagem de textos diversos
Clareza de idéias,
Envolvimento,
Organização dos textos
Socialização da criação da comunidade, bate papo e leitura das postagens.
Participação
Envolvimento
REFERANCIA BIBLIOGRÁFICA
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro-educação e multimídia. São Paulo: Papirus, 1996.
OLIVEIRA, Ramom de . Informa´tica educativa: Dos planos e discurso à sala de aula Campinas , SP: Papirus, 1997.
CORRÊA, Cynthia Watanabe. Comunidades virtuais gerando identidades na sociedade em rede. Disponível em . Acesso em: 25 setembro de 2005.


Nenhum comentário:
Postar um comentário